HOME CHAT ONLINE NOSSA LOJA
Central de Atendimento:
98 3253.6801 / 3243.1548
atendimento@formav.com
 
  TOUR 360º SERVIÇOS LEGISLAÇÃO CLIENTES E PARCEIROS



 
// CURSO
... Conheça mais sobre este curso.

FORMAÇÃO DE VIGILANTES
 
Requizito:
Ter idade mínima de 21 (vinte e um) anos.

Objetivo:
Dotar o aluno de conhecimentos, técnicas, habilidades e atitudes que o capacitem para o exercício da profissão de vigilante, em complemento à segurança pública, incluídas as atividades relativas à vigilância patrimonial, à segurança física de estabelecimentos financeiros e outros, preparo para dar atendimento e segurança às pessoas e manutenção da integridade do patrimônio que guarda, bem como adestramento para o uso de armamento convencional e o emprego de defesa pessoal;
Elevar o nível do segmento da segurança privada a partir do ensino de seus vigilantes.

Referência:
Anexo I, da Portaria MJ/DPF Nº 3233, de 10 de dezembro de 2012.

Específicos:
Ao final do CFV, o aluno deverá adquirir conhecimentos, técnicas, habilidades e atitudes para:
a) compreender o ser humano como titular de direitos fundamentais;
b) desenvolver hábitos de sociabilidade no trabalho e no convívio social; c) executar uma vigilância dinâmica e alerta, interagindo com o público em geral;
d) prevenir ocorrências inerentes às suas atribuições, dentro da área física a ele delimitada, a fim de manter a integridade patrimonial e de dar segurança às pessoas;
e) antecipar-se ao evento danoso, a fim de impedir sua ocorrência ou de minimizar seus efeitos, principalmente, adotar as providências de auxílio aos agentes de segurança pública, como o isolamento do local;
f) operar com técnica e segurança equipamentos de comunicação, alarmes e outras tecnologias de vigilância patrimonial;
g) manusear e empregar, com segurança, armamento letal convencional na atividade de vigilante, de forma escalonada e proporcional, como instrumentos de defesa própria ou de terceiros;
h) defender-se com o uso de técnicas adequadas;
i) manter-se saudável e em forma física;
j) identificar condutas ilícitas descritas na legislação penal;
k) identificar o conceito, a legislação e as atribuições das empresas de segurança privada;
l) aplicar conhecimentos de primeiros socorros;
m) proteger o meio ambiente;
n) adotar medidas iniciais de prevenção e de combate a incêndios;
o) tomar as primeiras providências em caso de crise; e
p) executar outras tarefas que lhe forem atribuídas, notadamente pela criação de divisões especializadas pela sua empresa, para permitir um crescimento sustentado em todas as áreas de segurança privada.

Público Alvo:

O público alvo do CFV será composto pelos candidatos regularmente inscritos, após o preenchimento dos requisitos mínimos previstos em lei e, especialmente, nesta Portaria.

Organização:

O CFV ministrado na FORMAV, será de acordo com as disposições contidas na portaria Nº 3233 DG/DPF de 10 de dezembro de 2012, seguindo uma carga horária de 10 (dez) horas/aula dia para os cursos diurnos e 05 (cinco) horas/aula dia para os cursos noturnos.

Abertura:

No primeiro dia de curso será feito pela administração da escola, uma palestra de abertura do curso apresentado com o auxílios de recursos áudio visual, onde será abordado, a apresentação da escola, a historia da escola, o colaboradores que integram o quadro administrativo, a equipe de instrutores, regras e procedimentos, horários, dias das aulas, órgãos reguladores, exigências legais para matricula, direitos e deveres e matricula dos alunos.

Metodologia:
A FORMAV adotará uma didática única de ensino, onde o objetivo será transmitir o Maximo de informação atualizada e realmente importante para o exercício da atividade de vigilante, utilizando para isso uma linguagem única de ensino que será adquirida através de reuniões periódicas entre os instrutores, diretores e coordenadores.

Os instrutores e administração adotarão uma postura extremamente criteriosa quando se tratar de segurança no treinamento evitando sempre qualquer dano ao aluno e ou a estrutura da escola. A atenção do aluno na aula ministrada será ininterruptamente cobrada pelos instrutores da FORMAV, assim como o respeito, disciplina e a postura profissional. Os exercícios simulados, aproximados ao máximo da realidade, serão admitidos para aguçar a destreza e como antecipação aos exercícios reais, desde que em condições de segurança adequadas, a cargo e sob a responsabilidade do instrutor.

A disposição do plano de curso e a grade horária ficam a cargo da coordenação da FORMAV, em conformidade com o programa de curso estabelecido pela Policia Federal através da Portaria Nº 3233 DG/DPF de 10 de dezembro de 2012. As disciplinas teóricas (excetuadas a de Educação Física, Prevenção e Combate a Incêndio, Primeiros Socorros, Defesa Pessoal e Armamento e Tiro) serão ministradas de forma seqüencial, quando o conteúdo programático exigir de uma seja pré-requisito para as subseqüentes.

A linguagem usada pelo professor e a complexidade na apresentação dos temas deverão levar em consideração a escolaridade e os alunos com nível de compreensão mais baixo. Os professores serão selecionados com muito critério, buscando os mais conceituados e experientes, e após serem escolhidos conforme as especialidades, deveram pleitear o seu credenciamento junto ao Departamento De Policia Federal somente assim poderá fazer parte da equipe de instrutores da FORMAV.

Os psicólogos que venham a aplicar os testes psicológicos deverão estar inscritos no Sistema Nacional de Armas - SINARM.

Os monitores serão de livre opção da coordenação da FORMAV, desde que estas observem o desenvolvimento do conteúdo programático e a segurança dos alunos.

A coordenação da FORMAV deverá manter em arquivo o plano de curso, grade horária e os planos de aula elaborados pelos professores, a serem apresentados por ocasião da fiscalização.

As aulas teóricas de Tecnologias Não-Letais devem abordar de forma abrangente todas as circunstâncias e cenários de seu possível uso, objetivando preservar a incolumidade física das pessoas controladas com uso da força durante o exercício da profissão, em conformidade com os preceitos das Organizações das Nações Unidas - ONU relativos aos direitos humanos.

As aulas de Armamento e Tiro deverão ser distribuídas ao longo do ultimo modulo do curso, de forma intercalada com as demais disciplinas, com o fim de valorizar o manuseio e propiciar intimidade com a arma, mediante exercícios de empunhadura, visada e tiros em seco antes do tiro real. O tiro real não poderá ser realizado em uma única etapa, cuja distribuição seguirá o programa de matéria abaixo.

Distribuição de Tempo:
Diurno
Segunda a sábado das 08:00 ás 12:00 / 14:00 ás 18:00
Durante: 23 dias corridos
Noturno
Horário: segunda a sexta das 18:00 ás 22:40
45 dias.

Carga Horária:
A carga horária total do curso será de 200 h/a

Distribuição de Tempo:
De acordo com grade horária da turma, observando as determinações do Departamento de Policia Federal.

Conteúdo Programático:

DISCIPLINA

MATÉRIA CARGA HORÁRIA
N.S.P NOÇÕES DE SEGURANÇA PRIVADA
OBJETIVO: Desenvolverconheci- mentos sobre conceitos e legislação de segurança privada, papel das empresas e dos representantes de classe, direitos, deveres e atribuições do vigilante.
8h/a
L.A & D.H LEGISLAÇÃO APLICADA E DIREITOS HUMANOS
OBJETIVO: Direito Penal, enfocando os principais crimes  que o vigilante deve prevenir aqueles nos quais pode incorrer. Desenvolver conhecimentos sobre conceitos, legislação e técnicas de proteção ambiental na área de vigilância. Ampliar conhecimentos para respeitar a visão  política e prática da afirmação dos Direitos Humanos, observando a complexidade e a diversidade dos seres humanos e de seus direitos compreendidos também perspectiva de respeito à diversidade de orientação  sexual, dos direitos das mulheres (combate à violência de gênero), das crianças, adolescentes e idosos, dos portadores de necessidades especiais, combatendo, por  fim, a utilização de práticas discriminatórias no exercício da profissão.
20h/a
R.H.T RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
OBJETIVO: Conscientizar e instrumentalizar o aluno para o desenvolvimento intra e interpessoal. Desenvolver atitudes para o atendimento adequado e prioritário às pessoas com deficiência. Dotar o aluno de conhecimentos que o capacitem a desenvolver hábitos de sociabilidade que permitam o seu bom relacionamento no trabalho e em outras esferas do convívio social.

10h/a

S.S.P & C.O SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA E CRIME ORGANIZADO
OBJETIVO:
Desenvolver conhecimentos sobre o Sistema Nacional de Segurança Pública, atribuições constitucionais de cada corporação policial e das Forças Armadas e atribuições da guarda municipal. Dotar o aluno de conhecimentos e dados sobre a atuação e acionamento da polícia militar em caso de ocorrência policial gerada na área de vigilância. Ampliar conhecimentos para identificar grupos criminosos e seus modos operantes, com o fim de evitar cooptação do vigilante.
10h/a
P.C.I PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
OBJETIVO: Dotar o aluno de noções e técnicas básicas de prevenção e combate a incêndios, bem como capacitá-lo a adotar providências
adequadas em caso de sinistros, principalmente na evacuação de prédios.
06h/a
P.S PRIMEIROS SOCORROS
OBJETIVO: Capacitar o aluno a prestar assistência inicial em caso de emergência através de assimilação de conhecimento de primeiros socorros.
06 h/a
E.F EDUCAÇÃO FISICA
OBJETIVO: Aprimorar o condicionamento físico, visando capacitar o aluno a desenvolver um programa básico permanente de preparação física pessoal
12 h/a
D.P DEFESA PESSOAL
OBJETIVO: Desenvolver  habilidades,  fundamentos  e  técnicas  de defesa pessoal e de terceiros
20 h/a
A.T ARMAMENTO E TIRO
OBJETIVO: Habilitar o aluno a manejar e usar com eficiência o armamento  empregado  na  atividade  de  vigilância,  como  último recurso de defesa pessoal ou de terceiros.
24 h/a
VIG VIGILANCIA
OBJETIVO: Desenvolver conhecimentos sobre vigilância geral e sobre as áreas de vigilância especializadas, como vigilância em banco, shopping, hospital,escola,  indústria, com o fim de manter a integridade do patrimônio que guarda. Executar os serviços que lhe competem e realizar uma vigilância dinâmica, alerta, integrada e interativa. Capacitar o aluno a identificar as técnicas de vigilância em geral e compreender as funções do vigilante, bem como avaliar sua importância num esquema de segurança. Desenvolver conhecimentos sobre o plano de segurança das empresas. Dotar o aluno de conhecimentos específicos que o capacitem ao desempenho das atribuições de promover a segurança física de instalações, em sua   área de atuação, adotando medidas de prevenção e repressão de ocorrências delituosas. Identificar emergência, evento crítico e crise. Desenvolver  conhecimentos sobre táticas e técnicas iniciais na tomada das primeiras providências frente a um evento crítico ou uma crise.
14 h/a
R.C RADIOCOMUNICAÇÃO
OBJETIVO: Desenvolver conhecimentos teóricos e  práticos sobre o sistema de. telecomunicações utilizado pelas empresas de segurança Capacitar o aluno a usar de maneira correta e eficaz os equipamentos de comunicação
10 h/a
N.S.E NOÇÕES DE SEGURANÇA ELETRONICA
OBJETIVO:     Desenvolver conhecimentos sobre os      sistemas computadorizados e de controle eletrônico, não restritos, geridos por empresas e disponíveis a seus vigilantes. Desenvolver conhecimentos sobre os sistemas de alarmes e outros meios de alerta, não restritos, geridos por empresas e disponíveis a seus vigilantes. Capacitar o aluno a usar de maneira correta e eficaz os equipamentos eletrônicos.
10 h/a
N.C.T.E.P NOÇÕES DE CRIMINALISTICA E TÉCNICA
DE ENTREVISTA PRÉVIA

OBJETIVO: Dotar o aluno de noções sobre criminalística (evidências, vestígios e local de crime). Instrumentalizar o aluno de técnicas de isolamento do local do crime, preservação de vestígios até a chegada da polícia; observar e descrever pessoas, coisas, áreas e locais, de forma diligente; demais iniciativas que lhe competem na prevenção e repressão de ocorrências delituosas. Desenvolver conhecimentos que identifiquem as  drogas  mais usadas, legislação específica, tráfico ilícito, uso indevido e dependência, bem como as atividades policiais preventivas e repressivas. Desenvolver conhecimentos sobre técnicas de entrevista prévia, visando colher dados necessários ou relevantes às investigações policiais
8 h/a
U.P.F USO PROGRESSIVO DA FORÇA
OBJETIVO: Desenvolver conhecimentos gerais sobre conceitos e legislação relativos ao emprego e uso da força de maneira escalonada, com o auxílio de armas menos que letais. Desenvolver habilidades de utilização do uso progressivo da força. Fortalecer atitudes para aplicar os conhecimentos adquiridos no desempenho das atividades de vigilância patrimonial e segurança pessoal.
08 h/a
G.C GERENCIAMENTO DE CRISE
OBJETIVO: Dotar o aluno de conhecimentos para desempenhar de forma eficaz suas atividades, especialmente no momento de uma ocorrência fática  de crise ou conflito. Desenvolver conhecimentos sobre  as diferenças de crise e conflito, apresentando  ao  aluno diversos exemplos reais e simulados de gerenciamento de crises
08 h/a

Composição das Turmas:
As turmas serão compostas de classes com no mínimo 20 e no máximo 45 alunos por turma.

Frequência:
A freqüência é obrigatória a todas as atividades programadas para os alunos. Somente será submetido à avaliação final o candidato que obtiver freqüência de 90% da carga horária em cada disciplina.

Será desligado do curso o aluno que ultrapassar o limite de 06 faltas, podendo aproveitar as disciplinas já concluídas em curso subseqüente, desde que iniciado dentro do prazo máximo de 3 meses da conclusão do curso anterior.

Avaliação:
Ao final de cada disciplina teórica será realizada uma avaliação de aprendizagem escrita, do tipo objetiva, sendo considerado aprovado o aluno que obtiver o mínimo de 6 pontos num máximo de 10 pontos. A complexidade das questões elaboradas deverá ser condizente com o nível de escolaridade dos alunos. As avaliações das disciplinas práticas (Educação Física, Defesa Pessoal e Armamento e Tiro) serão realizadas de forma prática, sendo que as disciplinas de Prevenção e Combate a Incêndio e Primeiros Socorros serão de forma simulada.

Será desligado do curso o aluno que for reprovado em uma ou mais matérias, podendo aproveitar as disciplinas já concluídas em curso subseqüente, desde que iniciado dentro do prazo máximo de 3 meses da conclusão do curso anterior.

Documentação Necessária:
XEROX:
Carteira de Identidade / CPF / Titulo de Eleitor / Comprovante de residência /
Certificado de reservista / Histórico escolar (mínimo 4º serie)
ORIGINAIS:                              
01 FOTO 3X4 / Carteira de trabalho original / Atestado de Sanidade Física e Mental /
Psicotécnico (feito somente na FORMAV por profissionais autorizados pelo DPF).
Obs.: o restante da documentação a FORMAV providência para o aluno


Fotos na prática do curso
...




Depoimentos
Fazer Comentário AGORA !

Depoimentos de alunos que fizeram este curso na Formav.

  João Carlos Batista Frota
Depois que fiz o curso de bombeiro civil na Formav, tive várias oportunidades de trabalho em empresas privadas.

Comentado em: 15/01/2013 às 11:45

  Roberto Figueredo
Melhor curso para quem quer uma qualificação rápida para o mercado de trabalho.

Comentado em: 07/03/2013 às 01:42

 



// Quer reservar sua vaga para este curso ?
Preencha o formulário abaixo.
Em breve ligaremos para confirmação dos seus dados e forma de pagamento do seu curso escolhido.
 
Nome e Sobrenome: (*)
E-mail: (*)
(DDD) Fone Celular: (*)
(DDD) Fone Residencial/Comercial:
Confirme o nome do Curso Solicitado: (*)
Sua Mensagem:
 







// NOSSA LOCALIZAÇÃO:


- ver mapa ampliado no google


Rua Odilon Soares - nº 39
São Luis/MA - Cep: 65.035-450
98 3253.6801 / 3243.1548
Email:
atendimento@formav.com


Rua 24 de Janeiro - nº 758 - Centro Sul
Antigo Prédio Ligue Taxi
Teresina / PI - Cep: 64.001-230
86 3223.8708
Email:
formav.pi@formav.com
// A FORMAV quer saber...
o que você 'Aluno' acha dos nossos Cursos ?

seu nome
seu email
seu telefone
sua mensagem



  VAGAS E
OPORTUNIDADES

©2013. FORMAV - CENTRO DE FORMAÇÃO DE VIGILANTES.
Todos os direitos reservados.